Universe X: Spidey - O desabafo que acabou em demissão

Uma mensagem secreta na HQ Universe X: Spidey acabou fazendo com que a Marvel tivesse que recolher as edições da revista e reimprimir. Confira essa história!

Bob Harras era o editor-chefe da Marvel Comics quando ela declarou falência nos anos 90. E apesar da culpa do ocorrido ser em maior parte dos executivos financeiros da empresa, ele esteve no comando durante um dos piores períodos da história da publisher de quadrinhos americana.

Histórias como Heróis Renascem (Heroes Reborn), The Onslaught Saga e até mesmo a Saga do Clone estavam afastando os fãs da Marvel Comics e a onda de crossovers não estava sendo nem um pouco benéfica para o seu futuro.

Em 2001 a Marvel produziu alguns especiais one-shot que seriam um complemento da minissérie Universe X. A Universe X era um sequência da Earth X de 1999 que veio como uma resposta à minissérie da DC O Reino do Amanhã (Kingdom Come).

Uma dessas HQs da Universe X foi a Universe X: Spidey escrita por Jim Krueger e Alex Ross, e com a arte de Jackson Guice. Algumas cenas dela se passam em um mundo ilusório no qual Gwen Stacy nunca morreu. E para deixar os eventos que ocorrem em um mundo diferente com mais aparência de ilusão, as cenas foram arte-finalizadas por artistas responsáveis por histórias clássicas do Homem-Aranha. Eram eles Jan Hatroomi, John Romita e Al Milgrom.

Al Milgrom ficou responsável por uma cena que se passa em uma sala repleta de estantes de livros e algumas delas tem títulos nas capas. Um excelente local para esconder um easter egg, não é mesmo? Só que a ideia de Migrom não foi das melhores.

A maioria delas tinha títulos inocentes como Marvels (outro projeto de Alex Ross) e The Sound and the Fury que é um livro do escritor estadunidense William Faulkner. Mas os livros que garantiram a demissão de Al Milgrom da Marvel foram os que formavam a mensagem “Harras, Ha Ha He’s Gone, Good Riddance to Bad Rubbish, He Was A Nasty S.O.B” – que pode ser traduzido como algo assim: “Harras, Haha, ele se foi, Bons ventos o levem, ele era um maldito FDP”.

A mensagem "escondida" nos livros

A mensagem “escondida” nos livros

A mensagem se referia justamente à então recente demissão do editor chefe da Marvel Comics. Assim que ela foi identificada, todas as edições de Universe X: Spidey foram recolhidas e reimpressas sem a polêmica mensagem.

, ,

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 741 outros assinantes

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links