Samus Aran é um uma das personagens femininas mais icônicas dos games. Além de ser uma das primeiras protagonistas femininas da história dos videogames, ela ainda veste a Power Suit, uma das armaduras mais conhecidas entre os fãs de jogos.

Mas você sabia que Samus só se tornou mulher nos momentos finais do desenvolvimento?

Samus Aran de Metroid iria ser um homem

Samus Aran de Metroid iria ser um homem

Durante o desenvolvimento de Metroid, o primeiro jogo em que a heroína apareceu, ela foi criada como um homem. A decisão de tornar Samus uma mulher veio bem depois, tanto que o próprio manual do jogo se refere a ela como “he” (“ele” em inglês).

Em entrevistas recentes os produtores do jogo alegaram que este foi um erro proposital para despistar os jogadores sobre o fato de Samus ser uma mulher.

Existem também rumores de que isso foi apenas um erro de tradução, já que na versão japonesa do manual foi utilizado o pronome neutro “it”.

Porém, Yoshio Sakamoto, o co-criador de Metroid, contou em uma entrevista á IGN que a decisão de tornar Samus uma mulher foi tomada quando o jogo já estava praticamente pronto.

“Quando o desenvolvimento de Metroid estava quase completo, uma pessoa da nossa equipe sugeriu, ‘Por que não tornamos Samus Aran uma mulher para surpreender os jogadores? ’ Na hora eu achei uma boa ideia, mas não pude prever o grande impacto que isso teria no futuro da franquia. Atualmente sou muito grato à pessoa que veio com essa ideia, mas não consigo me lembrar de quem fez a sugestão. “

Como sabemos hoje, essa ideia deu muito certo. Em 1986 muitos jogadores ficavam totalmente surpresos ao descobrir que aquele personagem super badass que combatia alienígenas utilizando um traje espacial era, na verdade, uma mulher.

Atualmente temos muitas personagens femininas de games famosas que tem um grande sucesso em suas franquias como Lara Croft, Chun Li, Aya Brea e Jill Valentine. Mas na época do lançamento de Metroid, jogos com protagonistas femininas eram incomuns, principalmente jogos de ação.

Samus Aran de Metroid iria ser um homem

Manual de Metroid se referindo a Samus como “he”

Samus é uma mulher transgênero?

Em 1994 foi lançado um guia oficial japonês de Super Metroid que contou com pequenas biografias de vários membros do time de desenvolvimento.

Hirofumi Matsuoka, um dos artistas de background, foi designer de Samus no jogo original e respondeu uma questão: se existia algum segredo sobre Samus que só ele conhecia. A resposta de Matsuoka foi: “Samus não é uma mulher. Na verdade, ela é uma newhalf.”

Newhalf é a gíria japonesa para se referir a mulheres transgênero. A sinceridade da resposta acabou gerando um grande debate entre os fãs, que encontraram até mesmo provas canônicas de que ela seria transgênero, outros já alegavam que isso não se passava de uma brincadeira vinda de uma fonte não oficial.

Mais tarde o co-criador da franquia, Yoshio Sakamoto, acabou contradizendo a afirmação de Matsuoka. Em 2004 ele falou em entrevista que um jogo de Metroid no Playstation 2 seria “tão provável quanto o fato de Samus ser uma newhalf.”

, , ,

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 731 outros assinantes

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links