Grande parte das pessoas que jogava no PC nos anos 90 conhece SkiFree, aquele antigo jogo de esqui do Windows. Mesmo que alguns não se lembrem do nome, com certeza irão recordar ao ver a imagem abaixo:

Ski2

Skifree

Neste jogo aparentemente simples, porém muito divertido, você controla um esquiador que vai descendo uma montanha passando por vários obstáculos até que encontra o Abominável Homem das Neves. Sim, muita gente não conseguia passar por ele, este obstáculo era para muitos o final do jogo, inclusive existe uma tirinha sobre isso que traduzi para este post.

Tirinha sobre Skifree

Tirinha sobre Skifree

Mesmo não conseguindo avançar no jogo, alguns continuavam tentando seguir em frente explorando o mapa, tentando andar no teleférico ou descobrindo um caminho que não levasse até o terrível monstro. Eu mesma passei horas explorando o mapa de Skifree, tentava subir a montanha, ir para a direita, para a esquerda, mas não tinha jeito, o monstro sempre me achava, rsrs…

Mesmo tendo passado muitos anos desde a época em que joguei Skifree, ainda lembro do quanto me diverti com esse jogo, seja tentando descobrir como fugir do Homem das Neves ou tentando fazer o máximo de pontos possíveis antes do encontro fatal, por isso resolvi fazer este post apresentando um pouco mais sobre este jogo.

Skifree foi desenvolvido por Chris Pirih ex programador da Microsoft que, com o objetivo de aprender a programar em Windows, resolveu fazer a versão gráfica do seu jogo de esqui para VAX/VMS. O primeiro jogo de esqui foi feito para terminais VT100. Como pode ser visto abaixo a tela era composta por duas barras que representavam o esquiador e o lado para o qual ele estava virado e os símbolos ^ eram as árvores. O jogo foi feito usando apenas textos no terminal.

Tela do Jogo de Esqui para VAX/VMS

Tela do Jogo de Esqui para VAX/VMS

Skifree foi desenvolvido em C, apenas com objetivo de aprendizado e entretenimento, porém, um dia enquanto Chris estava jogando no trabalho o Gerente de Programas do Windows Entertainment Pack viu o jogo e gostou muito da ideia. Chris deu ao seu jogo o nome de WinSki, mas o pessoal do marketing da Microsoft preferiu que o seu nome fosse Skifree, e assim ficou, mesmo após uma certa resistência por parte e criador.

Chris havia iniciado o desenvolvimento da versão 2 de Skifree em 1993, contando com gráficos mais realistas, multiplayer, jogo em rede, oponentes robôs e sons, mas ocorreram problemas e o código fonte foi perdido.

Atualmente Skifree está na versão 1.04, lançada em abril de 2005 com melhorias para execução em sistemas operacionais mais novos e correção de bugs.

Você pode conferir a história do jogo completa contada pelo próprio criador do jogo e mais detalhes neste link: http://ski.ihoc.net/ (em inglês)

Algumas curiosidades sobre Skifree

  • O jogo de esqui criado por Chris Pirih foi baseado no Skiing da Activision.
  • Existe um site com fanfictions de Skifree: http://www.fanfiction.net/game/SkiFree/
  • O Abominável Homem das Neves aparecia exatamente na marca de 1985m e perseguia o personagem descendo a montanha. A uns 20 a 30 metros abaixo aparecia outro monstro que perseguia o jogador, só que este ia subindo a montanha.
  • A pista de esqui era um loop e qualquer coisa fora dos limites da pista ativava o monstro.
  • A tecla “F” ativa/desativa o modo rápido, um segredo era ir fugindo do monstro para a direita ou para a esquerda com o modo rápido ativado.
  • Outros monstros aparecem quando o jogador viaja 125m para cima do início ou 500m para a esquerda ou para a direita, com isso é possível fazer um curso sendo perseguido por três monstros (-125m até 1985m), o que é bastante difícil, porém não é impossível.
  • EEm Skifree haviam inúmeras árvores caídas que, quando o jogador ia esquiando para trás, se transformavam em pequeninos cogumelos. Isso gerou uma teoria de que aquilo era uma representação filosófica feita pelo autor do jogo, onde os cogumelos podem ilustrar uma extrapolação da teoria das idéias de Platão em que a forma física de algo não pode revelar sua verdadeira identidade, apenas a sua representação no nosso plano particular da existência.

Quem se interessar pode baixar a última versão do jogo no próprio site oficial do desenvolvedor. Ela é compatível com Windows 32-bits, mas também pode rodar em Windows 64-bits e via WINE: Link para download do Skifree 1.04

A versão 1.0, que foi disponibilizada no Windows Entertainment Pack em 1991 também esta disponível no site, porém não funciona em grande parte dos sistemas Windows 32-bits. Link para download do Skifree 1.0

Além disso, para os fãs do jogo, existe uma loja que vende produtos personalizados de Skifree.

,

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 736 outros assinantes

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links