Qual é a raça do Scooby Doo?


Qual é a raça do Scooby Doo?

Muitos cães da TV tem a sua raça bem definida. Sabemos, por exemplo, que a Lassie é um Collie, o Snoopy é um Beagle e o Beethoven é um São Bernardo. Mas analisando o Scooby Doo fica difícil saber qual é a sua raça, pois ele tem algumas características um pouco peculiares. Então, qual é a raça do Scooby Doo, afinal?

Com uma pesquisa rápida podemos descobrir que o Scooby Doo é um dogue alemão (também conhecido como cão dinamarquês). Mas ao comparar os cães da raça dogue alemão com o Scooby, é possível notar algumas diferenças que acabam nos deixando em dúvida.

As origens de Scooby Doo

Criado em 1969, Scooby Doo é o fiel parceiro de Salsicha. Junto com os companheiros Velma, Daphne e Fred, ele viaja pelo mundo na Máquina Mistério investigando casos supostamente sobrenaturais. No fim de boa parte deles, geralmente o grupo descobre que um homem vestido de monstro ou fantasma finge assombrar um local (hotel, museu, fazenda, entre outros) para evitar que ele seja vendido, renovado, demolido ou algo semelhante.

No início de tudo o cão iria se chamar Too Much e seria da raça Sheepdog, pois os seus criadores, Joe Ruby e Ken Spears, temiam que ele se parecesse uma cópia do personagem de quadrinhos Marmaduke, que é bastante semelhante a Scooby.

Marmaduke
Marmaduke

A ideia foi rejeitada por Fred Silverman, que era o responsável pela programação diária da CBS na época, e não foi aprovada até ele se tornar um dogue alemão novamente.

A raça do Scooby Doo

Como já foi citado antes, o Scooby não tem algumas características básicas do dogue alemão. As únicas semelhanças seriam o fato dele ser um cachorro de porte grande e com personalidade bastante amigável.

De acordo com especialistas, cães da raça dogue alemão geralmente tem costas retas, um queixo pequeno e pernas retas e musculosas. Veja um autêntico dogue alemão na imagem abaixo.

Dogue alemão

Então por que o Scooby Doo é diferente de um cachorro desta raça? A resposta não é só o fato dele ser um personagem de desenho animado. De acordo com Iwao Takamoto, que criou o design original do personagem, isto foi culpa dele. Quando recebeu a tarefa de desenhar o personagem, Takamoto foi informado que a raça do Scooby Doo seria dogue alemão.

Ao saber disso, ele conversou com um colega de trabalho que criava cães dessa raça e entendia bastante sobre eles. Mas ao saber das características ideais de um dogue alemão, Takamoto chegou à conclusão de que aquela não era a ideia que ele tinha em mente para o personagem e acabou o desenhando totalmente o oposto.

É por isso que Scooby Doo tem pernas arredondadas e um queixo largo, duas características que não são consideradas normais em um dogue alemão. Segundo Takamoto, ele foi tão contra a ideia que até a cor do personagem foi escolhida para contrastar com a raça original. Veja na imagem abaixo um cão da raça do Scooby Doo modificado no Photoshop para se parecer com ele.

Como seria Scooby Doo na vida real.