Em HQs não é incomum vermos os artistas usando pessoas conhecidas como referência para os seus desenhos. Mas muitas vezes os criadores vão ainda mais além e utilizam pessoas reais como principal inspiração para vários aspectos dos seus personagens.

Confira essa lista com as principais influências dos artistas na hora de criar alguns personagens queridos do mundo dos quadrinhos.

1 – Coringa – Conrad Veidt

A história da criação de um dos vilões mais icônicos do Batman é cheia de controvérsias, mas é difícil não notar a sua semelhança com o sinistro personagem do filme O Homem Que Ri.

No clássico expressionista alemão, Conrad Veidt faz o papel de um homem que tem o rosto desfigurado e parece estar sorrindo o tempo todo. Devido a sua aparência sinistra, ele acaba virando uma atração de circo e vive uma história comovente.

Como uma das principais referências para a criação do visual do Coringa, os artistas Bob Kane, Bill Finger e Jerry Robinson usaram um desenho do Conrad Veidt e mudaram a cor do seu cabelo para verde. Poucas coisas foram mudadas na aparência do ator.

2 – Rei do Crime – Sydney Greenstreet

Um dos vilões mais conhecidos da Marvel, o Rei do Crime, ou Kingpin, por várias vezes testou os limites de heróis como Homem-Aranha e Demolidor.

Porém, quando foi criado, o Rei do Crime era um pouco diferente do que conhecemos hoje. Quando Stan Lee chegou com a ideia do novo vilão para John Romita, o artista usou como inspiração para o seu visual o ator Sydney Greenstreet. A grande estatura e o terno branco usado por Sydney em Casablanca foram usados no personagem e até hoje são elementos clássicos do seu visual.

3 – Tintin – Palle Huld

Entre as várias teorias sobre a inspiração para o personagem Tintin, a principal delas é que ele seria uma versão cartoon do jovem Palle Huld.

Em 1928 Huld aceitou o desafio de um jornal dinamarquês que consistia em uma aventura semelhante à de Phileas Fogg na obra Volta ao Mundo em 80 Dias de Júlio Verne. As condições eram um tanto complicadas: Não poderia ser usado nenhum avião, a pessoa não poderia levar um acompanhante e a viagem deveria ser concluída no prazo de 46 dias.

Mesmo em um tempo difícil para viajantes, Huld, que tinha apenas 15 anos de idade, completou a jornada em impressionantes 44 dias. No ano seguinte o cartunista belga Hergé começou a desenhar as aventuras do garoto Tintin.

4 – Batman – Robert the Bruce e “Mad” Anthony Wayne

De acordo com Bob Kane, o criador do Batman, ambos os nomes de Bruce Wayne vieram de figuras históricas. O primeiro nome foi uma homenagem ao rei Escocês conhecido como Robert the Bruce, enquanto o segundo teve como inspiração o general da guerra revolucionária americana “Mad” Anthony Wayne.

 5 – J. Jonah Jameson – Stan Lee

Quem viu o J.K. Simmons interpretando o chefe do Clarim Diário pode acreditar que ele foi a principal inspiração para o personagem. Mas quando a HQ Amazing Spider-Man #1 saiu, o ator tinha apenas oito anos e não imaginava que um dia seria J. Jonah Jameson.

A inspiração de Stan Lee para criar o excêntrico chefe de Peter Parker foi ninguém mais, ninguém menos do que ele mesmo. Não à toa que podemos ver várias similaridades entre os dois, até mesmo a cor do cabelo peculiar com os lados prateados é semelhante.

6 – Harley Quinn – Arleen Sorkin

Ao pensar em um capanga para o vilão Coringa em Batman: A Série Animada, o produtor Paul Dini resolveu criar uma figura feminina para ocupar o cargo. Durante o processo de criação da personagem ele se lembrou da telenovela Days of our Lives na qual a sua amiga Arleen Sorkin interpretava uma arlequina.

Dini chamou a atriz para dublar a personagem e Arleen se tornou Harleen Quinzel – ou Harley Quinn.

7 – Popeye – Frank “Rocky” Fiegel

A vida do criador do Popeye, Elzie Crisler Segar, era quase uma história em quadrinhos. Ele conhecia um menina alta e magra que vivia usando coque que foi a inspiração para a Olívia Palito.

Ele também trabalhou para um excêntrico cavaleiro que adorava hambúrguer e acabou dando a ideia para o personagem Dudu.

O protagonista Popeye foi baseado em Frank “Rocky” Fiegel, um homem conhecido pelo seu cachimbo e força impressionante para o seu tipo físico.

8 – Mulher-Maravilha – Elizabeth Marston e Olive Byrne

 

William Moulton Marston, o criador da Mulher-Maravilha, era um feminista declarado e não seria surpresa o fato da personagem ter sido inspirada em mulheres que faziam parte da sua vida.

Uma delas foi a sua própria esposa, Elizabeth. Porém, Marston tinha uma vida sexual um pouco diferente. Além de polígamo, o criador da Mulher Maravilha era apreciador do sadomasoquismo. Com consentimento da sua esposa, William viveu com uma segunda companheira em sua casa, Olive Byrne.

Olive era praticamente a sua “Dominadora”, mas vivia como uma segunda esposa. Muito do traje da personagem foi baseado nos acessórios utilizados por Olive.

9 – Wolverine – Paul D’Amato

Quando pensamos em uma versão “real” do Wolverine, o ator Hugh Jackman é a primeira pessoa que vem na cabeça da maioria. Mas a verdadeira inspiração para o seu visual foi outro ator.

Demorou um pouco para o mutante aparecer sem a máscara nas HQS, mas em sua primeira aparição, ele era um pouco diferente do Logan que conhecemos nos cinemas. Para criar o visual icônico do Wolverine, John Byrne se baseou no ator Paul D’Amato, que convenhamos, realmente é a cara do personagem.

10 – Tony Stark – Howard Hughes e Elon Musk

E encarnação original de Tony Stark, criada por Stan Lee, teve como inspiração o excêntrico bilionário Howard Hughes. Para Lee ele era “um inventor, um aventureiro, um galanteador e um louco. ” Essa inspiração ainda foi um pouco mais longe quando ele colocou o nome Howard no pai de Tony.

Quando chegou a vez de Robert Downey Jr. Assumir o papel de Tony Stark, ele usou como molde um bilionário mais moderno: Elon Musk. Visionário e fundador de empresas como SpaceX, Solar City e Tesla Motors, Musk seria a pessoa ideal para uma encarnação do personagem. Musk teve até uma aparição no filme Homem de Ferro 2.

, , , , ,

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 736 outros assinantes

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links