Os filmes do Homem-Aranha são um verdadeiro mistério. Nunca se sabe quando eles serão rebootados, de qual universo ele será parte, ou quem vai mandar nos direitos autorais. Porém, durante um tempo a trilogia original de Sam Raimi dominou o mercado, até vir o fracasso de Homem-Aranha 3 e o cancelamento de Homem-Aranha 4.

Não há como medir a importância da primeira trilogia do Homem-Aranha para os filmes de super-herói. Sem o sucesso dos filmes dele e consequentemente X-Men, não existiria o número de filmes de heróis que temos hoje em dia.

O filme de Sam Raimi pegou todo mundo de surpresa e foi o responsável por mostrar que filmes de heróis poderiam sim dar certo e ser um grande sucesso de bilheteria. Depois do sucesso inicial do filme, muitas produtoras tentaram trazer personagens às telonas, mas nenhum com tanto sucesso como o cabeça de teia.

Por alguns anos, Homem-Aranha foi a trilogia definitiva de super-heróis, pelo menos até o terceiro filme. Porém, antes de entender porque Homem-Aranha 4 nunca foi feito, é necessário entender como o terceiro filme deu errado.

Por que Homem-Aranha 3 é um fracasso?

O terceiro filme da trilogia Homem-Aranha é considerado por muitos um fracasso, além de ter sido responsável por enterrar os filmes, mesmo sendo o que mais ganhou dinheiro entre todos os filmes da franquia.

O consenso entre todos os críticos e fãs é que o que deixou o filme tão ruim foi o grande número de vilões no longa. Mas o número de vilões nunca agradou a Raimi, diretor do filme. A ideia dele era que apenas o Homem de Areia fosse o vilão do filme, com Harry Osborn tendo o fim do seu arco. Supostamente o produtor do filme, Avi Arad, disse que para que o longa agradasse os fãs, Raimi deveria colocar o vilão favorito deles: Venom.

Raimi claramente odiou a ideia. Aparentemente, o diretor não entendia Venom bem o suficiente e acreditava que isso comprometeria a sua direção. Porém, por causa da pressão da produtora, ele se viu obrigado a colocar o personagem no filme. Em uma entrevista ao podcast do Nerdist, Raimi disse que a sua falta de conhecimento sobre Venom e outros personagens foi a responsável pelo fracasso do filme.

 “Eu tentei fazer funcionar, mas não acreditava naqueles personagens. Essa falta de confiança nos personagens não pode ser escondida das pessoas que amam o Homem-Aranha. Se o diretor não ama algo, é errado que ele tente fazer este algo”

Ao contrário de muitos diretores, Sam Raimi confirma que ele foi o culpado pelo filme ser ruim. É preciso dar crédito a ele, enquanto muitos tentam fugir da culpa, ele assume uma que não é totalmente dele. Agora que você sabe todo o drama que rolou por trás das câmeras de Homem-Aranha 3, é hora de entender porque o quarto filme nunca saiu do papel.

Por que Homem-Aranha 4 foi cancelado?

Parte do Storyboard de Homem-Aranha 4

Parte do Storyboard de Homem-Aranha 4

Raimi declarou muitas vezes que estava completamente desapontado com o terceiro filme, até mesmo chamando o longa de “Terrível”. Por isso o seu grande objetivo era que Homem-Aranha 4 fosse o melhor da franquia e até mesmo o melhor filme de sua carreira.

Na época, o diretor combinou com a Sony que ele faria de tudo para que o quarto filme fosse o melhor de todos e que dependendo do sucesso, faria até o 6º filme, ou então a Sony poderia rebootar tudo com um novo ator.

Raimi prosseguiu com a produção, contratando James Vanderbilt para escrever o roteiro. Na época, Vanderbilt tinha como maior crédito a roteirização do filme Zodíaco (2007). Jeffrey Henderson foi o escolhido para fazer o storyboard das cenas que ficaram excelentes, mas vamos falar mais sobre isso no decorrer do texto.

Jeffrey também disse em entrevista: “Homem-Aranha 4 vai ser um filme absolutamente incrível. Estamos fazendo coisas verdadeiramente malucas”.

Sam Raimi queria que o vilão fosse o Abutre, interpretado por Ben Kingsley. Já a Sony queria que ele trouxesse Venom de volta, porém ele não faria algo que não queria novamente.

Kingsley não quis o papel, então Raimi fez o convite a John Malkovich. Anne Hathaway também estava sendo cotada, sua personagem seria Felicia Hardy. No filme, Felicia não seria a gata negra e sim “A Abutre”, ajudante do vilão principal.

Essa é uma decisão no mínimo estranha, já que Felicia é uma personagem tão consolidada no universo original do Aranha. Fazer um personagem completamente diferente com o nome da anti-heroína seria bem estranho. E os dois não seriam os únicos vilões. No storyboard também é possível ver a apreensão de Mystério, que seria interpretado por Bruce Campbell. Honestamente, isso seria bem interessante.

Bruce Campbell está em todos os filmes originais do amigo da vizinhança. No primeiro filme ele faz o narrador de luta livre responsável por criar o nome “Homem-Aranha”. No segundo filme ele é o porteiro que não deixa Peter entrar na apresentação de Mary Jane, e no terceiro ele interpreta o maître do restaurante francês.

Existem até algumas teorias que sugerem que os três personagens são a mesma pessoa e que isso seria revelado em Homem-Aranha 4, durante a apreensão de Mystério.

Homem Aranha 4

Bruce Campbell como Mystério

Haveria mais um vilão e ele foi o responsável por acabar com os planos do quarto filme. Até um certo momento, tudo estava indo bem e a produção avançava. Porém, Raimi estava ficando cansado, pois já estava trabalhando a 10 anos em filmes do Homem-Aranha.

Supostamente, a Sony começou a fazer pressão em Raimi para que ele inserisse o Lagarto no filme. O diretor ficou cansado das interferências, já que foram elas que acabaram com o terceiro filme. Ele então desistiu do projeto e pediu para que a Sony parasse a produção e fizessem um reboot completo. Segundo o próprio diretor:

“Eu estava realmente infeliz com o produto final de Homem-Aranha 3, eu queria fazer o quarto filme para fechar tudo com chave de ouro, o melhor Homem-Aranha de todos. Mas eu não consegui terminar o roteiro por causa das minhas próprias falhas. Então eu disse à Sony ‘Eu não quero fazer um filme que é menos do que incrível, então acho que não deveríamos fazer. Vá em frente com o reboot que vocês estão planejando’. A vice-presidente da Sony, Amy Pascal, respondeu ‘Obrigada. Obrigada por não desperdiçar o dinheiro da empresa e eu aprecio a sua honestidade’. Nós então terminamos as relações de uma forma tranquila, tentando fazer o que era melhor para os fãs, para o nome do Homem-Aranha e para a Sony”.

Infelizmente essa não foi a primeira e nem a última vez que as interferências da Sony acabaram com um filme e isso inclui a franquia O Espetacular Homem-Aranha.

Como seria Homem-Aranha 4 se ele fosse feito?

Infelizmente não existem muitas informações sobre o andamento do filme, principalmente em relação à história. Tudo o que temos é a descrição da cena inicial e uma cena de luta entre o Aranha e o Abutre.

A Cena inicial de Homem-Aranha 4

Segundo algumas informações e até mesmo o storyboard, a cena inicial do filme seria uma montagem com prisões de vilões “C” e “D” feitas pelo aranha. Alguns deles seriam: Mystério, Shocker, Stilt-man e o Gatuno.

Homem Aranha 4

Após prender todos esses criminosos, o Abutre apareceria como o vilão principal do filme. Raimi até comentou sobre as dificuldades do vilão, dizendo que as pessoas podiam não levar ele a sério, afinal era apenas “um velho em uma roupa verde”. Por este motivo, o filme iria fazer com que o Abutre fosse o mais perigoso vilão do amigo da vizinhança. Isso pode ser notado no storyboard, em algumas cenas do Abutre enfrentando o herói e a polícia.

A cena de luta em Homem-Aranha 4

A única cena de luta descrita no storyboard é a do Homem-Aranha contra Abutre. Ela mostra um pouco de como o vilão seria, com asas mecânicas bem parecidas com as que vimos em Homem-Aranha: De Volta ao Lar.

Homem Aranha 4

Durante a luta, Peter tem que usar elementos do ambiente para tentar derrotar seu inimigo, até o momento em que ele é atingido pelas lâminas das asas do Abutre. Você pode acompanhar todo o storyboard divulgado através do site oficial de do artista Jeffrey Henderson.

E é isso! Infelizmente não existe mais informações sobre o que Homem-Aranha 4 poderia ser. Tanto a Sony quanto Raimi são bem fechados sobre estes detalhes. Não se sabe se o filme seria bom, afinal, existem algumas bandeiras vermelhas sobre algumas decisões da produção.

O que você acha desta possível sequência de Homem-Aranha? Gostaria de ver como o filme ficaria?

 

, , , ,

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 741 outros assinantes

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links