As sequências em filmes não são a única fonte de expansão de história para certas franquias cinematográficas. As histórias em quadrinhos são muitas vezes excelentes maneiras de criar novas histórias e expandir universos que existem nas telonas.

Filmes de terror são infames por possuírem várias sequências, em alguns casos chegando até mesmo na casa das dezenas. A grande maioria, se não todos, foi piorando cada vez mais a cada novo filme. Felizmente alguns destes quadrinhos criaram sequências bem melhores que as versões cinematográficas e valem muito a pena conferir. Conheça algumas sequências em quadrinhos de filmes de terror.

1 – Pumpkinhead

Pumpkinhead Quadrinhos

Pumpkinhead é uma jóia preciosa dos anos 80. Dirigido pelo lendário Stan Winston, o filme relativamente desconhecido conta uma história de vingança sobrenatural que na época do seu lançamento foi elogiada pela originalidade. Pumpkinhead nunca foi um grande sucesso de bilheteria e teve apenas um filme lançado no cinema.

O filme conta com três sequências, todas lançadas direto para VHS ou televisão. Como não é de se espantar, todas as sequências são fracasso de crítica.

Porém, para quem busca uma sequência de qualidade do monstro (que convenhamos, é muito parecido com os xenomorfos de Alien), existe uma história em quadrinhos feita pelos roteiristas originais do filme. Ela se chama Pumpkinhead: The Rites of Exorcism e infelizmente foi cancelada cedo demais. A história que continua os eventos do primeiro filme tem apenas duas edições e praticamente não tem participação do monstro titular. Mas ainda assim é uma excelente oportunidade de acompanhar uma narrativa que vai mais á fundo na história.

Neste história o demônio vingativo teria um belo par de asas e levantaria voo no final da trama. Infelizmente esta parte da história nunca foi lançada.

2 – A Coisa

A Coisa Quadrinhos

A Coisa é outro grande filme dos anos 80. O filme é um remake de “The Thing from another world” e cimentou John Carpenter com um dos diretores mais aclamados dos anos 80 e 90 (com o seu prestígio ficando bem abalado depois de Fuga de Los Angeles, em 98).

A Darkhorse lançou dois quadrinhos que são sequência direta do filme de Carpenter. Ambas as tramas funcionaram muito melhor nas páginas dos quadrinhos do que funcionariam em qualquer filme.

A história segue McReady, agora bem mais heróico que a sua versão original. O interessante é que como não há limites criativos nos quadrinhos, nesta história a Coisa é muito mais poderosa e espetacular. A Darkhorse também lançou uma prequel para a Coisa, onde o alienígena enfrenta vikings, que também é muita boa.

3 – Bonecos da Morte/Mestre dos Brinquedos

Bonecos da Morte (Puppet Master) é um filme que conta com um status cult apesar de não ser expressivo nem em crítica, nem em bilheteria e nem em qualidade. Por isso é tão surpreendente saber que a franquia possui uma série de quadrinhos altamente elogiada pela crítica e pelos fãs de histórias de terror.

Os quadrinhos trazem uma história mais focada no desenvolvimento pessoal de cada personagem. Um dos arcos, chamado Rebirth, traz até questões interessantes, sempre prezando pelas ramificações e pelo toque emocional dos personagens.

4 – O Massacre da Serra Elétrica

Quadrinhos Massacre da Serra Elétrica

Existem alguns quadrinhos baseados em Massacre da Serra Elétrica que seguem os filmes originais. Alguns exemplos notáveis são: Leatherface: Texas Chainsaw Massacre III e Jason vs Leatherface. Porém, a grande maioria dos quadrinhos da franquia são baseados no remake de 2003. Isso pode ter acontecido por causa de direitos autorais ou simplesmente porque o remake era mais popular na época.

Enfim, os quadrinhos baseados na franquia são bem interessantes e conseguem mostrar que é possível fazer histórias do universo do filme sem ser o mesmo CTRL + C CTRL + V de sempre.

5 – Brinquedo Assassino

Brinquedo Assassino é outra franquia que teve um bom começo e foi “involuindo” a cada novo filme. A Innovation trouxe o icônico Chucky para as páginas dos quadrinhos com as adaptações de Brinquedo Assassino 2 e 3. Após as adaptações, foi feita uma história em seis capítulos chamada apenas de Brinquedo Assassino (Child’s Play).

O quadrinho conta a história de um fã de filmes de terror que compra um boneco do Chucky, porém o boneco é real e acaba causando destruição e pânico durante uma festa com os amigos do colecionador.

6 – Hellraiser

filmes de terror nos quadrinhos

Diz a lenda que existe uma caixa que quando aberta, abre a porta do inferno. Quem consegue abrí-la é capturado pelos cenobites e obrigado a assistir as sequências de Hellraiser por toda a eternidade.

O filme original da franquia tinha muito potencial e assim como a primeira sequência, é considerado um bom filme. Porém, a partir do terceiro filme tudo foi piorando.

Não é segredo para ninguém que Clive Baker não gosta nem um pouco do caminho que as histórias seguiram. Por isso ele fez uma série de quadrinhos originais que foram publicados pela Boom em 2011. A narrativa segue Pinhead e os outros cenobites tentando escapar de Leviathan e causando uma verdadeira guerra civil no inferno.

7 – Aliens

Filmes de terror em quadrinho

Ok. Aliens não é um filme de terror e sim um filme de ação e ficção científica, mas o Xenomorfo é considerado um dos grandes ícones do terror científico, então nada mais justo que ele também entre nesta lista.

Aliens é uma franquia que infelizmente não conseguiu manter a sua qualidade. O ponto do decaimento ocorreu a partir do terceiro filme. No terceiro filme, dois dos personagens principais do segundo são mortos logo no início e a trama segue focada apenas em Ripley. Nem o público nem os críticos receberam este filme de braços abertos.

Porém, antes de Alien 3 ser lançado, a Dark Horse publicou a série Aliens: Outbreak. Na história, Hicks e Newt vão para onde parece ser o planeta natal dos xenomorfos. Enquanto isso, na Terra, os humanos têm que lidar com uma infestação de Aliens. O quadrinho teve duas sequências, ambas contando como Hicks e Newt lidaram com a colmeia do planeta Terra.

, , , , , , , ,

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 736 outros assinantes

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links