Quem está acostumado com o filme It – Uma Obra Prima do Medo dos anos 90 precisa apertar os cintos de segurança antes de ver It – A Coisa de 2017.

Enquanto o filme de 1990 é bem divertido e fiel a estrutura da história original, o filme de 2017 conta com toda a violência e insanidade que estão nas páginas da obra prima de Stephen King. Aliás, o novo filme é tão brutal e criativo que facilmente nos perdemos entre as cenas tensas e acabamos deixando passar alguns easter eggs e detalhes interessantes nas cenas.

Confira uma lista com easter eggs de It – A Coisa que você pode não ter reparado. Atenção! O texto contém Spoilers!

1 – Homenagem a Tim Curry

Este é um dos easter eggs de It que não passou despercebido nem mesmo no trailer, mas vale a pena a menção.

Durante a cena em que as crianças do Clube dos Perdedores entram na velha mansão da rua Neibolt, Bill, Ritchie e Eddie são separados e atacados individualmente. Ritchie é trancado dentro do pior lugar possível, um quarto cheio de bonecos assustadores de palhaços. Mas um destes bonecos tem uma incrível semelhança com a caracterização do Pennywise feita no filme de 1990.

2 – Christine

Christine é outra grande obra prima do mestre do terror. O Plymouth Fury 1958 vermelho é conhecido entre os fãs dos livros de King ou entre as pessoas que assistiram à adaptação cinematográfica no Cinema em Casa. Junto com Alligator, este filme era figurinha carimbada nas tardes do SBT.

Não é á toa que o logo na camisa do personagem Eddie parece tão familiar para muitos. Um carro com cara de bravo e para-choque em formato de dentes me parece uma referência bem clara à Christine.

3- Freese’s

Durante uma boa parte do filme o personagem canastrão Richie usa uma camisa com a marca “Freese’s”. A Freese’s era uma loja de departamento que existiu de 1892 a 1985 na cidade de Bangor, Maine.

Richie não teria motivos para usar uma camisa de uma loja de outra cidade e que já estava fechada durante os eventos do filme. Porém, Bangor é a cidade onde Stephen King mora e a camisa é uma referência a este fato.

4- As mãos do Lobisomem

No livro o personagem Richie tem medo de lobisomens. No filme de 2017 em nenhum momento um lobisomem aparece nas telas, infelizmente. Mas em uma cena onde Pennywise ataca os Otários dentro da casa da Rua Neibolt, é possível ver que por alguns segundos a mão de Pennywise ganha a forma da mão de um lobisomem.

Claro que é uma cena de segundos e é fácil não perceber, principalmente com a tensão da cena, mas ainda assim mostra que a produção se preocupou em agradar os fãs com alguns detalhes.

5- Paul Bunyan

easter eggs de It

Quando os protagonistas se juntam para discutir a existência da criatura, é possível ver uma estátua de Paul Bunyan, um personagem do folclore Norte-Americano. No livro a estátua também está no mesmo lugar, mas em determinado momento ela ganha vida para assustar Richie.

6- Mural da Gangue Bradley

O filme fez um excelente trabalho ao esconder importantes detalhes no plano de fundo das cenas. Um dos easter eggs de It – A Coisa mais interessantes é o mural em um beco.

No livro de Stephen King, a Gangue Bradley era um grupo de foras da lei que foram mortos pelos moradores da cidade de Derry. O confronto aconteceu 27 anos antes dos eventos do livro, sendo a última aparição de Pennywise antes do encontro com o Clube dos Otários.

No filme, na cena em que Mike Hanlon encontra com o palhaço pela primeira vez é possível ver uma pintura na parede que ilustra o ocorrido.

Em uma outra cena é possível ver mais alguns detalhes do mural, desta vez com uma aparição do próprio Pennywise.

7- Beep Beep, Richie

Durante o Ataque de Pennywise a Richie no quarto dos bonecos, o palhaço fala “Beep Beep, Richie”. Esta é outra referência direta ao livro.

Na obra original o grupo de 7 amigos usava o bordão “Beep Beep, Richie” quando ele estava falando demais para que ele calasse a boca. No filme de 2017 a frase não é usada, os garotos preferem simplesmente falar “Cala a boca, Richie”. Mas a inclusão dela na cena mostra o carinho pelos fãs do livro.

8 – Tartarugas

Em dois pontos diferentes do filme existe uma referência à tartarugas. No primeiro momento a referência é feita enquanto as crianças estão no lago e acreditam ter visto uma tartaruga na água. A segunda referência é uma tartaruga de Lego no quarto de Georgie.

No livro o inimigo principal do Palhaço Pennywise é uma tartaruga cósmica que foi responsável pela criação do universo e tudo que há nele. O deus chamado “Maturin” é o total oposto de Pennywise e eterno arqui-inimigo do vilão.

9- As Luzes da Morte

No romance de King, Pennywise é descrito como uma criatura cósmica também conhecida como “Luzes da Morte”, três pontos de luz que podem matar ou tirar completamente a sanidade de quem olhar diretamente para elas.

Aparentemente o filme não vai se aprofundar na parte mais cósmica do personagem na sequência, mas é possível ver uma breve aparição das luzes. No clímax do filme, quando Pennywise captura Beverly Marsh, o palhaço abre a sua boca sobrenatural e é possível olhar dentro da garganta dele, onde três orbes laranjas são visíveis.

10 – Previsão de mortes

Na cena final do filme, logo após o pacto de sangue, o grupo começa a se desfazer, cada um indo embora em uma sequência. O primeiro a ir embora é Stanley, seguido por Eddie.

No livro e no filme de 1990, Stanley é o primeiro personagem do grupo principal a morrer, se matando quando o palhaço volta 27 anos depois do primeiro confronto. Já Eddie é mortalmente ferido por Pennywise durante o confronto final.

Bônus: a ligação de It com o número 27!

Tanto no livro quanto nos filmes é dito que Pennywise acorda a cada 27 anos para se alimentar. It – A Coisa estreou 27 anos depois da primeira adaptação.

Bill Skarsgård completou 27 anos durante a gravação do filme. O filme estreou em 8/9/2017. 8+9+2+0+1+7 =  27.

O ator Jonathan Brandis, que fez o primeiro Bill em 1990, faleceu aos 27 anos de idade.

A história do filme de 2017 se passa em 1989. 27 anos depois seria 2016. Lembra o que aconteceu em 2016? O ataque dos palhaços por todos os Estados Unidos e em alguns outros países do mundo.

Gostou desta lista sobre os melhores easter eggs de It e quer saber ainda mais curiosidades? Confira 5 Fatos sobre Bill Skarsgård, o Pennywise de It: A Coisa.

, , ,

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 736 outros assinantes

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links