Big Bad Beetleborgs - Heróis por Acaso

Alguns fãs de tokusatsu podem até reconhecer estes heróis, mas não com este nome, certo? Big Bad Beetleborgs, ou Heróis por Acaso (nome com o qual a série foi transmitida no Brasil), é uma série de tokusatsu americana produzida pela Saban Entertainment.

Assim como Power Rangers, a série utiliza cenas de tokusatsus japoneses para as partes de ação. Mais especificamente, Big Bad Beetleborgs usou cenas de combate adaptadas dos tokusatsus Juukou B-Fighter (primeira temporada) e B-Fighter Kabuto (segunda temporada).

Big Bad Beetleborgs teve duas temporadas que nos Estados Unidos foram exibidas pela Fox Kids entre 1997 e 1998. No Brasil, Heróis por Acaso foi transmitido no Programa Angel Mix, apresentado por Angélica no final da década de 90.

Heróis dos quadrinhos

Big Bad Beetleborgs - Heróis por Acaso

A história de Big Bad Beetleborgs é a seguinte: Três crianças entram em uma mansão mal-assombrada e libertam um fantasma chamado Flabber que, em agradecimento, lhes concede um desejo. Assim como muitas crianças fariam, eles pedem para se tornar os seus heróis dos quadrinhos preferidos, o Big Bad Beetleborgs. Só que isso faz com que os seus inimigos, os Magnavores, liderados pelo vilão Vexor, também se tornem reais.

Vexor evoca vários monstros das histórias em quadrinhos para tentar derrotar os Big Bad Beetleborgs e conseguir dominar o mundo. Após várias tentativas frustradas, o vilão resolve criar o seu próprio Beetleborg chamado Shadowborg que toma parte dos poderes dos heróis.

Para derrotá-lo, eles precisaram encontrar o criador dos quadrinhos dos Beetleborgs, Art Fortunes, para criar o White Blaster Beetleborg e o Mega Blue Beetleborg para ajudá-los (mas quantos borgs!).

Shadowborg

Shadowborg, que em Juukou B-Fighter é Shadow

No final da primeira temporada, os Magnavores roubam o desenho de um vilão chamado Nukus do escritório de Art e o invocam para tentar derrotar os heróis novamente. Mesmo com o aviso de Art de que o vilão é muito perigoso, os Beetleborgs tentam enfrentá-lo e são derrotados.

A revanche: Beetleborgs Metallix

Big Bad Beetleborgs - Heróis por Acaso

Na segunda temporada que se chama Beetleborgs Metallix, os Magnavores são substituídos pelos Crustaceans, liderados pelo vilão Nukus que descobre que seu criador é na verdade Les Fortunes, irmão de Art Fortunes que está na prisão.

Nukus liberta Les da prisão e o faz trabalhar para ele, fazendo-o criar mais monstros. Enquanto isso, Art cria novos poderes, armaduras, veículos e armas, que Flabber depois traz de volta à vida para as crianças que se recuperaram como os Beetleborgs Metallix.

Mais tarde eles são auxiliados pelos Astralborgs, quatro Beetleborgs criados por Art quando criança quando ele e Les trabalharam juntos pela única vez.

O vilão Nukus

O vilão Nukus

A série terminou com Les Fortunes retornando á prisão voluntariamente e tirando os poderes de Nukus de criar novos monstros. Entretanto, não foi apresentada uma forma de levar os Crustaceans de volta ao mundo dos quadrinhos, o que praticamente deixou a série sem uma conclusão.

Algumas curiosidades sobre Big Bad Beetleborgs – Heróis por Acaso

Power Rangers Turbo vs. Beetleborgs Metallix

Power Rangers Turbo vs. Beetleborgs Metallix

  • Em 1997, a Acclaim Comics publicou uma HQ de edição única, Power Rangers Turbo vs. Beetleborgs Metallix, com os Beetleborgs lutando contra os Turbo Rangers antes de lutarem em parceria contra Divatox e Nukus.
  • Não era raro ver recortes de papelão e enfeites de parede dos personagens Beetleborgs nas paredes da Zoom Comics onde as três crianças trabalharam. Outras decorações utilizadas foram as cabeças do traje do Monstro Rei Esfinge de Mighty Morphin Power Rangers e a cabeça original do monstro Kappa de Ninja Sentai Kakuranger (O monstro foi usado como “Parrot Top” em Power Rangers).
  • As Input Magnuns, armas usadas em B-Fighter eram consideravelmente realistas devido às suas cores, preto e prata. Por isso em Beetleborgs as cores das armas foram alteradas para vermelho e roxo.
Input Magnum

Input Magnum

  • Em Metallix as cores das Input Cardigans (cinza e preto) não foram alteradas, porém, a linha de brinquedos baseada na série mudou as cores das armas para branco e azul.
  • Muitas cenas violentas de B-Fighter foram escondidas usando onomatopeias como as dos gibis antigos ou cortadas com transições inspiradas nos painéis das histórias em quadrinhos.
  • O principal motivo do fim da série, foi o fato da Saban ter ficado sem cenas de B-Fighter e B-Fighter Kabuto para adaptar. Seu predecessor, VR Troopers, acabou pelo mesmo motivo.
  • Vários monstros de ambas as temporadas de Beetleborgs foram reutilizados em Power Rangers, juntamente com monstros de Juukou B-Fighter e B-Fighter Kabuto que não ainda haviam sido utilizados.

Aberturas de Big Bad Beetleborgs

Veja as aberturas de cada temporada da série:

Ficha técnica

Saban’s Big Bad Beetle Borgs / Beetle Borgs Metallix

Produção: Saban – Toei Company, 1996

Episódios: 52 (1ª temporada), 36 (2ª temporada)

Criação: Haim Saban & Shuki Levy (Baseado nas séries: Jukkou B-Fighter e B-Fighter Kabuto)

Exibição no Brasil: Fox Kids – Globo

Exibição no Portugal: Fox Kids

Distribuição: Saban International

, , ,

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 736 outros assinantes

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links