Battle Angel Alita / Gunnm – O que você precisa saber sobre a franquia

Publicada originalmente em 1990 na revista seinen Business Jump da editora japonesa Shueisha, Gunnm ou Battle Angel Alita – como é conhecido no ocidente – é uma série de mangás com temática cyberpunk criada por Yukito Kishiro. Com uma boa trama e personagens memoráveis, a franquia fez sucesso entre o público japonês, o que acabou rendendo em continuações e adaptações, incluindo um filme dirigido por Robert Rodriguez que será lançado em fevereiro de 2019.

Ao se interessar em conhecer melhor a franquia Gunnm você irá encontrar diversas publicações e até mesmo um OVA, que incluem continuações do mangá original, adaptações e spin-offs. Por isso no post de hoje vamos apresentar o que já foi lançado da franquia Battle Angel Alita ou Gunnm – Hiper Future Vision.

As histórias principais de Gunnm – Battle Angel Alita

Gunnm – Battle Angel Alita

A primeira história foi publicada em 1990 no Japão com o título “Gunmu” e chegou ao ocidente com o título Battle Angel Alita. Ela teve 9 edições e foi distribuída dessa forma em diversos países. Entre 1998 e 2000 o mangá ganhou uma reedição no Japão que alterava o final da história para que pudesse haver uma continuação. A nova edição continha também 3 capítulos gaidens que posteriormente seriam lançados em uma edição separada.

A primeira publicação de Alita Battle Angel no Brasil foi uma versão pirata feita pela Opera Graphica que teve apenas uma edição. Hoje o mangá é vendido pela Editora JBC em versão física e digital.

A série se passa em um futuro pós-apocalíptico e tem como personagem principal Gally, que no ocidente é chamada de Alita. O cyberfísico Ido encontra a ciborgue em meio a sucatas sem nenhuma memória do seu passado. Logo ela descobre que é treinada na arte marcial ciborgue Panzer Kunst e começa a seguir os passos de Ido na carreira de caçadora-guerreira. A história é focada nas tentantivas de Gally de desvendar os mistérios do seu passado.

Gunnm: Last Order  – Battle Angel Alita: Last Order

Last Order é uma continuação direta da série original que começa com a chegada de Gally em Zalem. Ela desperta com o seu corpo reconstruído pelo cientista louco Desty Nova, seu maior inimigo, enquanto a cidade real enfrenta uma guerra civil causada pela revelação de Nova. Nesse mangá, muitas perguntas passam a ser respondidas, descobrimos mais sobre Yoko, as técnicas de luta de Alita e o destino de velhos conhecidos.

Last Order foi publicado com um total de 19 volumes, com início na Ultra Jump e encerramento na revista Evening da Kodansha. Depois a Kodansha republicou a história em 12 volumes. Battle Angel Alita: Last Order não teve lançamento no Brasil.

Atrasos em The Last Order

Uma terceira edição de Battle Angel Alita foi lançada em 2010 no Japão, dessa vez com 7 volumes. A mudança ocorreu por causa de um desentendimento de Yukito Kishiro com a Shueisha, que estava exigindo algumas alterações na história que iriam para uma nova reimpressão. Essas alterações eram a remoção de passagens que diziam que o personagem “enlouqueceu” e coisas parecidas, pois a revista não queria que houvesse uma associação desses termos com pessoas com problemas mentais.

Veja também  Death Note da Netflix: O que funciona e o que não funciona

Além de não concordar com as mudanças, Kishiro ainda teve que atrasar a criação do capítulo 100 de The Last Order para atender as exigências da revista.

Por causa disso, a produção de The Last Order ficou parada por um bom tempo e muitos ficaram em dúvida se haveria uma edição 101. As esperanças só se renovaram em agosto de 2010 quando Kishiro iniciou o processo de transferir as suas obras para a revista Evening, da Kodansha. Nesse período ele até tentou uma “reconciliação” com a Shueisha, mas como a editora não aceitou a sua proposta de desistir da reimpressão, a franquia migrou de vez para a Kodansha.

Essas mudanças tiveram influência na publicação do mangá de Battle Angel Alita da JBC no Brasil, pois o licenciamento deles foi feito com a Shueisha. Só em 2017 a editora conseguiu um novo licenciamento, publicando o mangá em 4 edições no formato físico e 9 no digital, assim como a versão da Kodansha lançada em 2014.

Gunnm: Mars Chronicle – Battle Angel Alita: Mars Chronicle

Iniciado no dia 28 de outubro de 2014, Mars Chronicle fecha o arco da saga Battle Angel. Publicada na revista Evening, ela explora o passado de Yoko, Érika e outros órfãos que sofrem com a guerra que está desolando o Planeta Vermelho. A saga, que ainda se encontra em andamento, promete trazer várias revelações de mistérios ainda não solucionados na incrível história de Battle Angel Alita. Assim como The Last Order, Mars Chronicle também não foi lançado por nenhuma editora no Brasil.

Outros mangás

Gunnm: Another Stories

Another Stories é um one-shot que reúne quatro histórias curtas que se passam no universo do mangá. Três dessas histórias haviam sido lançadas anteriormente na segunda edição japonesa do mangá, sendo apenas a quarta inédita. Ele contém as seguintes histórias:

Homecoming – A primeira história se passa em ES 386 durante o tempo em que Gally foi uma agente da TUNED. Quatro anos antes de encontrar com Fogir Fore, ou Figure Four, ela é encarregada de uma missão ligada ao Deckman 50. Essa é a história mais curta e tem pouquíssimos diálogos.

Sweet Night – Uma história com temática natalina que se passa antes do evento de Battle Angel Alita. Nele conhecemos eventos do passado de Ido que são muito importantes para as decisões que ele toma no decorrer da história, além de entender melhor o porquê dos seus sentimentos paternos em relação a Gally.

Supersonic Fingers – Nessa história acompanhamos um confronto entre Gally e o perigoso assassino Doigt Sonique.

Barjack Rhapsody – Nesta história a jovem Koyomi parte em uma investigação pela ressurreição de Den, um centauro de metal que tem atacado na Cidade da Sucata. Salva de um dos ataques por um velho excêntrico, ela acaba descobrindo os planos de reviver o Barjack como uma organização criminosa.

Haisha (Ashen Victor)

Lançado em junho de 1998, Haisha se passa muitos anos antes dos eventos de Battle Angel Alita. A história é voltada para o motorball e mostra como o esporte se tornou tão violento e popular. Nenhum dos personagens dessa história aparecem no mangá principal.

Veja também  The Amazing Eternals – O jogo de tiro competitivo que não saiu do beta

OVA de Battle Angel Alita

Em 1993 foi lançado um OVA baseado nos dois primeiros volumes do mangá que trazia mudanças nos personagens e na história. De acordo com o próprio Kishiro, a ideia era realmente lançar apenas dois episódios, pois na época ele estava muito ocupado trabalhando no mangá. Essa foi a única adaptação de Battle Angel Alita para anime.

Battle Angel Alita em outras mídias

Gunnm – Novelização

Após o encerramento da primeira versão do mangá em 1995, Yukito Kishiro adaptou a sua história em um livro com ilustrações de Yasuhisa Kawamura. O livro Gunnm foi lançado em abril de 1997 pelo selo JUMP j-BOOKS da Shueisha e conta uma versão alternativa do início da história Anjo Enferrujado, além de introduzir dois ciborgues exclusivos: Calico e Norinco.

Gunnm: Martian Memory

Gunnm: Martian Memory é um RPG ação para PlayStation lançado pela Banpresto em agosto de 1998. A sua história é uma adaptação do mangá indo desde a descoberta de Gally em meio à sucata até a sua carreira como uma agente da TUNED. O jogo inclui alguns elementos adicionais que Kishiro elaborou quando já havia finalizado o mangá, em 1995, mas não pôde implementar na época, incluindo uma parte da história que se passa no espaço

Ars Magna

Lançado exclusivamente no Japão em maio de 2015, Ars Magna é um artbook com diversas ilustrações de Kishiro. Nele vemos as primeiras experiências do mangaka com a técnica de colorização digital no Power Mac 9500, além de explorar toda a jornada técnica do artista com belíssimas ilustrações de Gally. Com certeza uma boa aquisição para quem é fã do mangá e da arte de Yukito Kishiro.

Gunnm 3D special

Gunnm 3D special é um vídeo curto que traz uma animação de Gally em uma partida de motorball. Ele veio em um DVD incluído na Gunnm: Complete Edition Vol. 6 da Shueisha. O vídeo tem cerca de três minutos e você pode conferi-lo abaixo:

O novo filme de Battle Angel Alita

Em fevereiro de 2019 será lançada a mais nova adaptação de Battle Angel Alita, dessa vez uma produção norte-americana dirigida por Robert Rodriguez e com produção de James Cameron e Jon Landau. O filme terá a história baseada no mangá e pelo trailer já é possível ver vários elementos conhecidos por quem já leu Gunnm como a arma que é usada por Makaku e até mesmo uma partida de motorball.

Alita será interpretada por Rosa Salazar e o filme usará técnicas avançadas de captura de movimento para criar personagens 3D realistas e trazer o universo do mangá para a vida real. Confira abaixo o trailer mais recente do longa:

Isso é tudo que temos até o momento sobre a franquia Battle Angel Alita / Gunnm. Você conhece as histórias? Comente a sua opinião!

4 COMENTÁRIOS

  1. Lembro que li o manga da Jbc e sabia do anime, mas tudo mais relatado na matéria é surpresa para mim, inclusive continuações e um final diferente para o mangá. Queria muito ver esse material.

    • Uma pena que nenhum deles saiu no Brasil ainda. Vi umas notícias de que a JBC traria The Last Order para o Brasil, mas parece que ainda não há previsão de nada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here