Em 2015, Unidos da Tijuca homenageava o artista H. R. Giger

O carnaval está aí e esse ano a Escola de Samba Império de Casa Verde veio com o enredo “O Império contra-ataca”, que levou Star Wars e outras franquias de grande nome dos cinemas para o Anhembi.

E essa não é a primeira e nem será a última vez que temas ligados ao universo nerd e cinema são o foco nos desfiles de escola de samba. Em 2015 o Carnaval do Rio teve um carro totalmente dedicado ao artista suíço H. R. Giger, o pai do Alien, e é claro que os xenomorfos não poderiam deixar de marcar presença na festa.

Seja você um fã de aproveitar o feriado pra relaxar em casa ou alguém que gosta de curtir a festa, vale conferir esta aparição do nosso querido Alien no carnaval no Rio.

No carnaval de 2015, a então campeã do Rio Unidos da Tijuca apostou no enredo “Um conto marcado no tempo – O olhar suíço de Clóvis Bornay”, uma homenagem ao carnavalesco Clóvis Bornay, filho de pai suíço e lendário campeão de fantasias de luxo do carnaval carioca.

O desfile que teve 1h 17 de duração contou com 33 alas, 7 carros e três tripés, promovendo uma viagem pelos símbolos, personagens e lendas da Suíça, entre elas a popular história da flor edelweiss, do lendário arqueiro Guilherme Tell e do cão São Bernardo, que é chamado no país de Anjo dos Alpes por participar do salvamento de pessoas soterradas em avalanches de neve.

Arte em movimento

Annik Salmon ao lado de elementos do carro alegórico. Fonte: Extra

O desfile contou uma ala totalmente dedicada à arte suíça e nela não poderia faltar uma homenagem a um dos artistas mais renomados do país. O quarto carro da escola de samba surpreendeu o público com uma réplica de quase oito metros de um dos alienígenas mais icônicos do cinema, além de elementos reproduzindo o estilo biomecânico, marca registrada de Hans Rudolf Giger.

Veja também  O que sabemos sobre predadores fêmea?

Tudo começou quando um grupo de integrantes da comissão de carnaval da Tijuca foi até o país para fazer a pesquisa para o enredo. Um dos locais visitados foi o famoso Museu H.R. Giger em Gruyères, um local totalmente dedicado ao trabalho surreal do artista. Visitando o museu e conhecendo a importância das obras de Giger, os membros da comissão decidiram dedicar um carro ao artista, e é claro que não poderia faltar um xenomorfo como destaque.

Museu H.R. Giger em Gruyères

“Apostamos muito nesse carro. Além dos efeitos de luzes, a escultura é toda articulada. Mexe a cabeça, a boca… Movimentos bem característicos do personagem do filme,” disse Annik Salmon, uma das integrantes da comissão, ao Jornal Extra.

E o resultado de todo o trabalho pôde ser conferido no desfile que ocorreu no dia 16 de fevereiro de 2015 no carro “A Arte Fantástica de Hans Rudolf Giger” que já chegava chamando atenção com o grande xenomorfo ladeado por esculturas e telões com elementos baseados na arte do seu criador.

Na frente do carro, os característicos ovos do personagem abrigavam foliões com vestimentas inspiradas nos facehuggers e nos lados pessoas vestidas de xenomorfos vinham presas ao carro de forma que pareciam estar flutuando. A alegoria também tinha na frente o ator Corinto representando o artista em um trono.

Fantasias de Alien. Fonte: Extra

As fantasias de Alien foram trabalho do artista Fábio Silva, que passou cinco meses esculpindo a peça. Segundo ele, dois meses foram só para a criação dos moldes. Para fazer a famosa “baba” do Alien foi usada uma mistura de glicerina com água que era aplicada em abundância nas fantasias para que ficasse pingando durante o desfile.

Fábio nunca teve contato com o artista, que já havia falecido quando aconteceu o desfile, mas ele usou como inspiração um livro com desenhos de Giger, uma miniatura do xenomorfo e trechos do filme.

Veja também  Documentário ‘Memory: The Origins of Alien’ terá estreia no Festival Sundance de Cinema

H. R. Giger e o carnaval

Carnaval de Basileia, festa típica da Suíça

Um fato bem interessante é o que o carnaval tem a ver com a carreira de Giger, porém não o carnaval brasileiro, mas sim uma festa típica da Suíça. Quando mais novo, ele ajudava na criação de cortejos carnavalescos e banquetas de tambores para o Carnaval de Basileia, o maior evento de carnaval da Suíça que, como o próprio nome já diz, acontece na cidade de Basileia.

Para ver o desfile da Unidos da Tijuca completo, confira o vídeo abaixo. O carro que homenageia Giger aparece por volta dos 52:40:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here