A lenda da Bruxa de Blair

A lenda da Bruxa de Blair

Em setembro deste ano tivemos o lançamento do filme A Bruxa de Blair que trouxe de volta á tona uma das franquias de filmes de terror mais famosas de todos os tempos. Nele o jovem James vai com um grupo de amigos até o bosque após descobrir um vídeo que supostamente seria de sua irmã desaparecida. Sua irmã é Heather, protagonista do primeiro filme da franquia lançado em 1999.

Até hoje muitas pessoas se perguntam se a lenda da Bruxa de Blair é real. E a resposta é não. Muitas coisas foram publicadas sobre esta mitologia, mas é tudo ficção. Isso não significa que vou deixar de falar sobre ela. Conheça a lenda da Bruxa de Blair e sua repercussão:

A lenda da Bruxa de Blair

No inverno de 1875, Elly Kedward foi expulsa da vila de Blair após ter sido acusada de bruxaria por várias crianças. Devido ao frio rigoroso, depois de um tempo ela foi dada como morta. Entretanto, as coisas começaram a ficar cada vez mais sinistras a partir daí. No inverno seguinte, todos que a acusaram e algumas crianças da vila começaram a morrer. Temendo uma possível maldição, os residentes abandonaram o local e prometeram nunca mais citar o nome Elly Kedward novamente.

Elly Kedward

Elly Kedward

Em 1825, um ano após a vila ter sido redescoberta e fundada como Burkittsville,  os moradores organizaram o seu primeiro Picnic da Colheita do Trigo. Durante o evento uma garotinha de oito anos chamada Eileen Treacle foi até o riacho Tappy East Creek e acabou se afogando.

Onze testemunhas oculares alegaram ter visto uma mão branca fantasmagórica puxando a menina nas águas rasas. Seu corpo nunca foi encontrado e por treze dias após o acontecimento, o riacho fichou cheio de feixes de galhos oleosos deixando a água inutilizável e fazendo com que vários animais ficassem doentes. Logo as pessoas da vila começaram a associar as características sobrenaturais da morte de Eileen à morte da bruxa.

Em 1886, um menino de oito anos chamado Robin Weaver disse ter seguido uma mulher cujos pés não tocavam o chão até uma casa no bosque. Ela levou Robin até a casa e trancou no porão dizendo que voltaria logo.

Robin conseguiu fugir por uma pequena janela e voltar para a vila. Já o grupo de buscas que havia sido organizado para encontrá-lo nunca retornou. Um segundo grupo foi enviado para procurar pelos que haviam desparecido e os encontrou desmembrados, amarrados juntos por seus braços e pernas na Coffin Rock. Eles já estavam em estado avançado de decomposição e com marcas estranhas no rosto e nas mãos.

Em 1940 oito crianças desapareceram de Burkittsville. Um eremita chamado Rustin Parr foi até um mercado local e falou para as pessoas que ele “finalmente tinha terminado”.  Suspeitando do que ele havia dito, a polícia foi até a casa isolada de Rustin e encontrou o corpo de sete das oito crianças desaparecidas no porão. A oitava criança, Kyle Brody, foi encontrada na varanda em estado de choque.

Rustin Parr

Rustin Parr

Em maio de 1941 Rustin Parr confessou os crimes alegando que o fantasma de uma senhora tinha ordenado que ele fizesse isso. O eremita foi condenado pelos seus crimes e enforcado. Já Kyle Brody nunca se recuperou dos dois meses que passou com Parr e viveu internado até a sua morte em 1971.

Após esses acontecimentos, a história vai para 1994 quando três estudantes do Colégio Montgomery (Heather Donahue, Joshua Leonard e Michael Williams) vão para Burkittsville entrevistar moradores locais sobre a a lenda da bruxa de Blair para um projeto de classe.

A Bruxa de Blair – Blair Witch Project (1999)

Cartazes de desaparecidos com fotos dos atores foram espalhados para aumentar os rumores de que aquilo era real

Cartazes de desaparecidos com fotos dos atores foram espalhados para aumentar os rumores de que aquilo era real

O filme no estilo found footage (um tipo de filme que se passa por documentário) conta a história dos três estudantes que vão até o bosque em Maryland gravar um documentário sobre a lenda da Bruxa de Blair. Entretanto eles desaparecem e a fita cheia de acontecimentos sinistros é encontrada por estudantes um ano depois.

A Bruxa de Blair teve uma excelente repercussão e acabou sendo considerado um dos filmes de terror mais inovadores de todos os tempos. Muitos fãs chegaram a acreditar que os acontecimentos das fitas eram reais e mandaram cartões de apoio para mãe da atriz principal, Heather Donahue. Alguns mais corajosos até chegaram a ir ao local investigar sobre a lenda.

Até mesmo os atores estavam convencidos de que a lenda da Bruxa de Blair era real. Apesar deles saberem que aquilo era um filme, só depois do lançamento foi contado para eles que toda aquela mitologia era uma criação junto com o filme.

Sua história foi sendo contada através de outros filmes, livros, documentários e até mesmo jogos. Junto com o lançamento do filme, a produtora Haxan trabalhou com o especialista em ocultismo D.A. Stern para fazer uma compilação dos eventos do filme em um livro da forma mais subjetiva possível.

The Blair Witch Project: A Dossier

The Blair Witch Project: A Dossier

O livro chamado The Blair Witch Project: A Dossier tem documentos relacionados ao suposto desaparecimento dos três jovens em 1994 e fala sobre a vida de Elly Kedward, a mulher acusada de bruxaria na cidade de Blair.

Foram lançados também os documentários Curse of the Blair WitchSticks and Stones: An Exploration of the Blair Witch Legend com cenas extras dos filmes, entrevistas com pessoas ligadas aos protagonistas e até mesmo uma conversa com Bill Barnes da Sociedade Histórica de Burkittsville que teve acesso a um documento de 1806 contendo escrituras ocultas e informações detalhadas sobre encontros com a Bruxa de Blair.

The Burkittsville 7 (2000)

Quando o filme estreou no Showtime (rede americana de canais por assinatura), foi lançado com ele um documentário de 40 minutos chamado The Burkittsville 7 que analisa de forma mais profunda o caso de Rustin Parr e o envolvimento de Kyle Brody nos assassinatos.

Kyle Brody

Kyle Brody

Existem até teorias de que Kyle seria o responsável pelo assassinato das crianças, tendo se aproveitado da situação mental de Rustin Parr para fazer tudo sem levantar suspeitas. Kyle teve uma infância conturbada e sofreu com um pai abusivo. Ele se tornou um garoto problemático que gostava de torturar animais (uma forte evidência de que ele seria capaz de cometer um crime).

Nenhuma das sete crianças sequestradas conhecia uma a outra, apenas Kyle conhecia todas elas. E ele tinha problemas no passado com todas elas. Além disso, Kyle deu informações detalhadas para a a polícia sobre o sequestro de Emily Hollands, entretanto ela foi sequestrada duas semanas antes dele.

O documentário (em inglês) pode ser visto no Vimeo do diretor Ben Rock.

Bruxa de Blair 2 – O Livro das Sombras (2000)

Bruxa de Blair 2 - O Livro das Sombras

Bruxa de Blair 2 – O Livro das Sombras

Quando Bruxa de Blair 2 – O Livro das Sombras  foi lançado em outubro de 2000, a Artisan Pictures achou que essa não seria apenas uma continuação da franquia mas também uma abertura para um novo universo de materiais expandidos.

Além do filme, a história iria se expandir em documentários, livros e hqs assim como o primeiro filme. Entretanto a recepção do público não foi tão boa dessa vez.

Os direitos sobre a franquia estavam com a Lionsgate e muito da história original acabou tendo que ser deixado de lado.

Isso não afeta tanto o filme em si já que os dois filmes se passam em universos diferentes. Em O Livro das Sombras o primeiro filme é uma obra de ficção e um grupo de cinco jovens fãs do filme vai até o local onde ele foi gravado, como geralmente fãs de cinema vão visitar os locais onde foram feitos os seus filmes favoritos. Os eventos sobrenaturais começam após a noite em que eles bebem e perdem a consciência dos acontecimentos. O Livro das Sombras deixa de lado o estilo found footage do seu antecessor e cria uma sequência de forma totalmente nova.

Blair Witch Volumes I a III (2000)

Blair Witch Volume I: Rustin Parr

Blair Witch Volume I: Rustin Parr

A história central da lenda da Bruxa de Blair foi adaptada em uma trilogia de jogos que ocorre de forma reversa. Blair Witch Volume I: Rustin Parr conta a história do assassinato das sete crianças ocorrido em 1941. Já Blair Witch Volume II: Coffin Rock fala sobre a história por trás do desmembramento brutal do grupo organizado para encontrar Robin Weaver em 1886. O último jogo Blair Witch Volume III: The Elly Kedward Tale conta a história da mulher que depois viria se tornar a Bruxa de Blair.

Apesar de contar a mitologia por trás da lenda da Bruxa de Blair, o primeiro jogo da trilogia é ligado com outro jogo de terror chamado Nocturne (inclusive, os três jogos utilizam a engine do Nocturne). Até mesmo personagens da franquia foram inseridos na história de Rustin Parr no jogo.

Bruxa de Blair (2016)

Bruxa de Blair

Bruxa de Blair (2016)

Em 2014 a cineasta Lisa Arlington e sua equipe desapareceram junto com o protagonista do documentário, James Donahue. James é irmão da protagonista do primeiro filme, Heather Donahue e o documentário chamado The Absence of Closure estava sendo feito para falar sobre a perda de James.

A produção tentou fazer algo semelhante ao primeiro filme, criando até mesmo um projeto fictício do documentário no Kickstarter. Ao visitar a página do projeto vemos uma mensagem de uma suposta amiga de Lisa falando sobre o seu desaparecimento.

Muita coisa já foi publicada sobre esta franquia e com o novo filme talvez ela possa voltar a ter novas histórias. Você já assistiu o novo Bruxa de Blair? Comente a sua opinião sobre o filme e a franquia.

Vou deixar no fim do post uma lista com tudo que foi publicado sobre a franquia até o momento para quem quiser procurar mais informações.

Filmes

  • A Bruxa de Blair (1999)
  • Bruxa de Blair 2 – O Livro das Sombras (2000)
  • Bruxa de Blair (2016)

Mockumentários

  • Curse of the Blair Witch (1999)
  • Sticks and Stones: An Exploration of the Blair Witch Legend (1999)
  • The Massacre of The Burkittsville 7: The Blair Witch Legacy (2000)
  • Shadow of the Blair Witch (2000)

Livros

  • The Blair Witch Project: A Dossier (1999)
  • Blair Witch: The Secret Confessions of Rustin Parr (2000)
  • Blair Witch: The Secret Confessions of Rustin Parr (2004)
  • The Blair Witch Files (2000 – 2001)

HQs

  • The Blair Witch Project – adaptação em fotonovela (1999)
  • The Blair Witch Project – Oni Press (1999)
  • The Blair Witch Chronicles (2000)
  • Blair Witch: Dark Testaments (2000)

Games

  • Blair Witch Volume I: Rustin Parr (2000)
  • Blair Witch Volume II: Coffin Rock (2000)
  • Blair Witch Volume III: The Elly Kedward Tale (2000)

 

, ,

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 736 outros assinantes

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links