Pulp Fiction é um filme que agrada a maioria dos fãs de cinema com a sua trama maluca que se passa em uma ordem ainda mais maluca. Algo que é bem característico dos filmes do renomado diretor Quentin Tarantino. Um dos melhores trabalhos do diretor, Pulp Fiction trouxe personagens icônicos e uma história digna de não ser esquecida entre os fãs da sétima arte.

Ao longo dos anos, muitos detalhes sobre um dos filmes cult mais querido de Quentin Tarantino foram sendo percebidos por fãs fascinados, que criaram teorias um tanto interessantes. Conheça algumas das principais teorias sobre Pulp Fiction. Após ler algumas delas, certamente você passará a ver o filme com outros olhos.

1 – A maleta guarda a alma de Marsellus Wallace

5 teorias sobre Pulp Fiction: Tempo de Violência

A maleta é um objeto misterioso que intriga muitos fãs de Pulp Fiction. Ela é a responsável por vários eventos da trama, porém, o filme acaba sem sabermos qual é o seu tão precioso conteúdo.

Essa falta de explicação fez com que os fãs começassem a criar várias teorias sobre o seu conteúdo. Alguns dizem ser material radioativo (devido ao seu brilho), outros afirmam que podem ser os diamantes do primeiro filme de Tarantino, Cães de Aluguel.

Entretanto uma das teorias sobre Pulp Fiction mais populares afirma que o conteúdo da mala é nada menos que a alma de Marsellus Wallace. De acordo com o Snopes, um site especializado em lendas urbanas e notícias falsas, temos as seguintes evidências:

Tudo começa na primeira vez que somos apresentados a Marsellus Wallace. Nessa cena podemos ver a parte de trás da sua cabeça e nela um band-aid está cobrindo alguma coisa. A combinação da fechadura da mala é o número 666. Além disso, sempre que alguém abre a mala ela emana um brilho e deixa as pessoas sem palavras devido a beleza do seu conteúdo.

Em algumas culturas é dito que quando a alma de um homem é retirada, ela sai pela parte de trás da sua cabeça. Então, a partir disso muita gente faz uma associação, já que a coisa mais bonita que uma pessoa tem é a sua alma.

De acordo com a teoria, Marsellus Wallace vendeu sua alma ao diabo e estava tentando comprá-la de volta. E os três jovens no início do filme eram ajudantes do diabo. No final, quando um deles sai do banheiro com uma arma, Jules e Vincent não são feridos pelos projéteis. “Então Deus desceu e parou as balas” porque eles estavam salvando uma alma. Foi uma intervenção divina.

Em uma entrevista feita 1995 para a Playboy, o ator Samuel L. Jackson contou que perguntou a Tarantino qual era o conteúdo da mala e o diretor apenas respondeu, “O que você quiser que seja.”

2 – O erro cometido por Jules ao declamar Ezequiel 25:17 pode representar a versão da Bíblia no universo de Tarantino

Antes de executar Brett, Jules Winnfield diz que memorizou a passagem da Bíblia Ezequiel 25:17 e diz:

“(…)E Eu atacarei com vingança e raiva furiosa aqueles que tentam envenenar e destruir meus irmãos. E você saberá que meu nome é o Senhor quando minha vingança cair sobre ti!”.

Mas a verdadeira passagem da Bíblia diz:

“E executarei neles grandes vinganças, com furiosos castigos; e saberão que eu sou o Senhor, quando eu tiver exercido a minha vingança sobre eles.”

Quem é fã de artes marciais vai perceber que a versão de Jules é baseada na abertura do filme Karate Kiba de 1976. O filme é estrelado por ninguém menos que Shin’ichi Chiba, o Hattori Hanzo de Kill Bill.

Com base nisso, a teoria afirma que a passagem realmente é como Jules fala no universo onde Pulp Fiction se passa.

3 – O filme que Mia participou era Kill Bill

Na cena do restaurante Jack Rabbit Slim’s, Mia fala a Vincent sobre quando estrelou o Fox Force Five, que tem uma temática meio “Panteras”. O que chama atenção é que esse piloto tem tudo a ver com um filme que Tarantino faria, e anos depois o diretor lança um título com muitas semelhanças: Kill Bill.

Pela descrição de Mia, a história era sobre um grupo de agentes secretas, e cada uma tinha especialidade em um tipo de arma. E a descrição lembra bastante as mulheres do Esquadrão Assassino de Víboras Mortais que vemos depois em Kill Bill. Ela diz:

“Havia uma loira…Ela era a líder, a Fox japonesa era uma mestra de kung fu. A garota negra era uma expert em demolição. A especialidade da Fox francesa era sexo. E a minha era facas.”

Tarantino já até admitiu que Kill Bill se passa em um universo “dentro do universo dos filmes”. Ou seja, Kill Bill é algo que os personagens de Pulp Fiction poderiam ver nos cinemas.

4 – Foi Butch que arranhou o carro de Vincent

Butch e Vincent só sem encontram em duas cenas, mas a animosidade entre os dois é algo que fica bem evidente desde o início. Quando os dois se encontram no bar, ambos estavam passando por momentos complicados e acabam trocando algumas farpas por causa disso.

Depois disso Butch acaba matando Vicent e teoricamente essa seria a sua vingança pela discussão. Porém, parece que na verdade a sua vingança veio antes disso.

Em uma cena, Vincent comenta com o vendedor que alguém arranhou o seu Chevy Malibu depois dele estar guardado por três anos e nas ruas por apenas cinco dias. Ele não sabe quem fez isso, mas o próprio Tarantino já admitiu que foi Butch.

5 – Mr. Pink aparece em Pulp Fiction

Quem é fã de Tarantino sabe bem que famílias, amizades e até mesmo lanchonetes aparecem em vários filmes do diretor, ligando vários deles em um único universo. Um exemplo clássico disso são os irmãos Vega, Vincent de Pulp Fiction e Vic de Cães de Aluguel. Além disso, Jimmie e Mr. White tem o mesmo sobrenome: Dimmick, o que indica que eles são da mesma família.

Em uma cena rápida, Steve Buscemi aparece como um sósia de Buddy Holly que atende Mia e Vincent no Jack Rabbit Slim’s. E, apesar de em momento algum isso ser indicado, uma das teorias sobre Pulp Fiction afirma que ele está realmente interpretando o Mr. Pink.

E isso é reforçado pela conversa do início de Cães de Aluguel, na qual Mr. Pink fala porque não costuma dar gorjetas. Nessa cena ele comenta que trabalhava ganhando um salário mínimo.

Como sabemos, Tarantino gosta muito de fazer esse tipo de ligação nos seus filmes, então podemos chegar a duas conclusões: Mr. Pink trabalhou no Rabbit Slim’s antes de se tornar um ladrão de bancos ou os eventos de Pulp Fiction aconteceram depois e ele voltou à vida de salário mínimo. Seja qual for o motivo, o fato de Vince e Vic serem irmãos é outra coisa que reforça essa teoria.

Conhece outras teorias de Pulp Fiction legais? Comente com a gente! Em breve traremos mais curiosidades sobre filmes para vocês!

, , , ,

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 736 outros assinantes

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links