Filmes são feitos a partir de uma série de elementos que precisam se encaixar de forma correta para que o resultado final seja satisfatório e da forma que o escritor e o diretor imaginou que seria. Um desses elementos é o cenário.

Muitos filmes contam com cenários caros e bem elaborados, outros contam com apenas efeitos em chroma-key. Mas e os que tem apenas uma única sala como cenário? Esses filmes são geralmente revolucionários e compensam a falta de cenário com uma história envolvente, atuações espetaculares e uma direção fantástica.

Clube dos Cinco

10 filmes que se passam em uma única sala

1 – Jogos Mortais (2004)

A franquia Jogos Mortais é muito conhecida atualmente, mas ele teve um início bem humilde.

O filme se passa praticamente todo dentro de um único banheiro, onde os dois personagens principais são desafiados pelo enigmático Jigsaw. O desafio? Escapar com vida.

A trama do filme tem diversas reviravoltas com um final surpreendente. Apesar do futuro que a franquia teve, o primeiro filme ainda é um marco do terror moderno, além de ter sido o primeiro filme do agora aclamado James Wan.

2 – O Homem da Terra (2007)

O Homem da terra é um filme com uma premissa bem simples. Um grupo de professores discute sobre a vida e outros assuntos durante uma festa de despedida para um colega de trabalho, porém eles não fazem ideia do fantástico segredo que esse colega tem.

O filme é um clássico cult devido aos seus diálogos espetaculares. Ele feito direto pra DVD, mas mesmo assim sabe usar essa “falta de qualidade” para aumentar a ambientação do filme que se passa todo em uma única sala de estar.

O Homem da Terra foi escrito por Jerome Bixby, escritor de aclamados episódios de Star Trek e Além da Imaginação.

3 – Clube dos Cinco (1985)

O Clube dos Cinco é um dos poucos filmes que conseguem capturar o quão complicada pode ser a vida de um adolescente.

Ele é uma das grandes obras primas dos anos 80 e é considerado por muitos o melhor trabalho de John Hughes, o “rei” da década de 80.  O filme praticamente inteiro se passa na biblioteca da escola onde os 5 protagonistas estão e é a partir daí que eles começam a se entrosar e a conhecer mais sobre a vida um do outro, criando um forte laço de amizade enquanto aprendem sobre os medos, expectativas e problemas um do outro.

4 – 1408 (2007)

Baseado em uma história de Stephen King, o filme conta a história de um quarto de hotel que causou a morte misteriosa de seus ocupantes. Isso leva um escritor, interpretado por John Cusack, a passar uma noite no hotel para investigar esses estranhos acontecimentos.

A trama então segue para uma viagem para o inferno pessoal do personagem. O filme inteiro se passa dentro do quarto, até mesmo as cenas que não são dentro dele.

5 – Amargo Reencontro (2001)

O filme se passa em um quarto de motel, é gravado com câmeras de mão de baixa qualidade, tem apenas 3 atores e é dirigido por um dos diretores mais “viagem” de Hollywood, Richard Linklater. Tudo isso é sucesso para um filme no mínimo interessante.

A história acompanha 3 amigos que se reencontram depois de anos separados, eles trocam experiências e falam das novidades da vida até que a trama toma um rumo mais sombrio.

A direção e atuação do filme fazem com que a linha entre ficção e realidade fique bem tênue.

6 – Meu Jantar com André (1981)

Esse é um filme muito interessante. Ele possui cerca de 2 horas de e se passa em uma única mesa de restaurante, com apenas 2 atores e em uma conversa quase sem cortes.

A história acompanha Wallace, interpretado por Wallace Shawn, e Andre, interpretado por Andre Gregory, enquanto eles discutem coisas que vão desde cobertores elétricos até o sentido da vida.

Meu Jantar com André parece apenas uma conversa entre amigos, mas ele foi escrito e dirigido com todo o cuidado que qualquer outro filme da lista teve.

7 – Janela Indiscreta (1954)

Janela Indiscreta é um filme que quase dispensa comentários. Considerado por muitos o ápice de Alfred Hitchcock, ele usa a velha fórmula do diretor, usar conceitos grandiosos com orçamentos pequenos.

A história acompanha um bisbilhoteiro interpretado por James Stewart. O personagem principal, imobilizado por uma perna quebrada, passa o dia olhando outras pessoas pela janela de seu apartamento.

Ele passa a desconfiar que um de seus vizinhos cometeu um crime e tenta desvendar esse mistério a partir de sua pequena janela.

8 – Cães de Aluguel (1992)

Cães de Aluguel é uma das grandes obras primas do rei do diálogo Quentin Tarantino. O filme conta a história de um assalto frustrado e nas consequências dos erros de todos os personagens envolvidos.

Ele é notório por não mostrar nada sobre o assalto, apenas os eventos que se desenrolam depois do fato. É uma combinação perfeita de drama, comédia e até mesmo terror.

Cães de Aluguel se passa todo dentro de um galpão e é um forte candidato a melhor filme do Tarantino. Muitos até o consideram O Poderoso Chefão dos filmes indie.

9 – Festim Diabólico (1948)

E temos Hitchcock de novo. O filme possui um cenário completamente minimalista e conta com cenas longas e arrastadas. Essa fórmula foi uma das inspirações para o vencedor do Oscar Birdman.

Festim Diabólico é um dos melhores trabalhos do mestre do suspense e conta a história de dois universitários que matam um colega de classe. Para testar a perfeição do crime, eles dão um jantar na mesma sala onde está o corpo.

10 – 12 Homens e uma Sentença (1957)

Considerado um dos melhores filmes já feitos, 12 Homens e uma Sentença conta a história de 12 jurados que precisam decidir se um homem é culpado ou inocente baseado nas evidências apresentadas no tribunal.

Este é um filme cheio de suspense que captura perfeitamente como é a intensidade da sala dos jurados, assim como o que é a natureza humana.

12 Homens e uma Sentença é um filme impecável em seu diálogo e um dos melhores exemplos de maestria em roteiro.

, , , , , , , , , , , , ,

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 731 outros assinantes

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links